sábado, 28 de agosto de 2010

Atividade Didática Utilizando a Mídia Impressa

UFPI – Universidade Federal do Piauí
Curso de Mídias na Educação – Ciclo Básico – 4ª Oferta
Tutora: Lúcia Helena
Aluna: da Costa Elizabet Pereira

Atividade 06 – Módulo Material Impresso

Atividade Didática Utilizando a Mídia Impressa

1- Tema proposto:
-Literatura de Cordel

2-Objetivos
-Reconhecer a importância da literatura de cordel enquanto patrimônio histórico e cultural do povo, nordestino e brasileiro;
-Ampliar o gosto pela leitura e pela produção textual;
-Contribuir para o resgate da literatura de cordel na perspectiva de transformá-la em veículo de comunicação de massa;
-Utilizar a poesia de cordel como recurso pedagógico para debater temas relacionados à educação escolar;
-Realizar exposição do material produzido pelos alunos, em varal durante a Feira Cultural realizada na escola.


3-Publico a ser envolvido:
-Toda comunidade escolar ( equipe gestora, professores, alunos, pessoal de apoio e pais de alunos).
-Alunos do Ensino Fundamental I do 4º ao 5º ano;
-Professora Elizabet Pereira da Costa
-Comunidade local.

4-Mídias a serem utilizadas:
-Pesquisas em sites da internet e livros;
-Apresentação de vídeos sobre o tema;
-Registros através de fotos;
-Publicação e exposição dos livros.


5-Atores e papeis que deveram desempenhar:
-Alunos (produtores dos cordéis);
-Professora Elizabet (orientadora);
-Gestores e pessoal de apoio ( suporte durante o desenvolvimento das atividades);
-Pais de alunos e comunidade local ( visitantes e apreciadores da Feira Cultural).

6-Dinâmica da atividade:
-Realização, duas vezes por mês, de leitura e debate de folhetos de cordel entre alunos dos 4º e 5º ano;
-Pesquisar a origem e os aspectos históricos da literatura de cordel;
-Estimular a produção de estrofes em sextilhas, principalmente em datas festivas, sobre vários assuntos;
-Disponibilizar na biblioteca da escola, para todos os alunos, um acervo (vide anexo) composto de 20 títulos para utilização nas aulas vagas, recreio ou para empréstimo;
-Construção individual de estrofes: Sugere-se um tema e os alunos escrevem um verso ou uma estrofe.
-Confeccionar os folhetos relativos a cada tema;
-Desenhar imagens para ilustrar os livros;
-Realizar a Feira Cultural na própria escola, divulgar e convidar os pais dos alunos e toda comunidade local para o evento.

7-Período de realização:
-Outubro ---------------Elaboração do projeto;
-Novembro-------------Preparação e realização das atividades sugeridas;
-Dezembro-------------Conclusão e exposição para a comunidade.


8-Critérios de avaliação da atividade:
-Observação da leitura, declamação, interpretação e canto dos versos de cordel no ritmo característico, durante todo o processo de pesquisa e construção dos folhetos, além do interesse, participação, desenvoltura e a forma de tratamento e explicação do tema trabalhado perante os visitantes da Feira Cultural

9-Referências bibliográficas:
-Sites: http://literaturadecordel.vila.bol.com.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/literatura_de_cordel
http://www.lendo.org/o-que-e-literatura-de-cordel-autores-obras/
-Programa de Formação Continuada Mídias na Educação. SEED/MEC.Módulo Básico Material Impresso.
-Revista Nova Escola.

Nenhum comentário: